Cemitério Luterano de Curitiba

Curitiba, Curitiba, Parana, Brazil

close

Muuda oma keelt

close

BillionGravesi veebisaidi keelt saad muuta, kui muudad oma brauseri vaikekeelt.

Loe lisaks
Eesti
Registreeru

Minu fototaotlused

Ei leia seda, mida otsid?

Avalda fototaotlus andmaks lähedal asuvatele kasutajatele teada, kelle hauda Sa otsid. Avalda fototaotlus

Lisa dokumente kalmistule Cemitério Luterano de Curitiba

Kas Sul on dokumente kalmistust Cemitério Luterano de Curitiba?

Lisa dokumendid BillionGravesi, et need säiliksid igavesti. Lisa hauakivi pildid Lisa muid dokumente

Alusta

Alusta kalmistule Cemitério Luterano de Curitiba kaastööde tegemist. Kasuta allpool asuvat nuppu, et alustada lihtsat samm-sammulist protsessi, et hakata dokumenteerima kalmistut Cemitério Luterano de Curitiba.
Alusta
Transcribed Records
Mahakirjutamata pildid
Flagged Images

Lisa dokumente kalmistule Cemitério Luterano de Curitiba

Kas Sul on dokumente kalmistust Cemitério Luterano de Curitiba?

Lisa dokumendid BillionGravesi, et need säiliksid igavesti. Lisa hauakivi pildid Lisa muid dokumente

Üritused kalmistul nimega Cemitério Luterano de Curitiba

Kalmistul Cemitério Luterano de Curitiba ei ole kavas ühtegi eelseisvat sündmust. Ürituse planeerimseks kasuta allolevat nuppu.
Planeeri üritus
Planeeri üritus
close
1. etapp: määra oma üritusele nimi
2. etapp: vali kuupäev
3. etapp: vali aeg

Kaastöölised

Rohkem

Fotod

    BG äpp Fotod    Täiendav dokument Fotod
1 - 60 navigate_before navigate_next

Kalmistu pildid

add

Kalmistu andmed

edit

Piltide arv

3069

Hauakividelt mahakirjutatud nimede arv

5159

Täiendavate dokumentide arv

6

Kirjeldus

O Cemitério Protestante "Dia frio, de céu claro e pouquíssimas nuvens. Típica manhã de inverno, depois de um madrugada de geada. O ano de 1856 transcorria na pacata Curitiba. Agitação apenas no Palácio do Governo da Província, onde o presidente Vicente Pires da Mota comandava, com antecedência de três meses, os preparativos para o terceiro aniversário da Emancipação política do Estado, comemorado em 19 de Dezembro. A tarde substituía aquela manhã de céu claro, e com ela chegava a notícia da morte do alemão Johann Friedrich Prohmann, nascido em Hannover, e que trocara o país de origem por uma chácara no bairro Mercês em Curitiba. Após as cerimônias Luteranas, o cortejo fúnebre segue para o único cemitério da cidade na época, o Cemitério Público, atualmente Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Na chegada, a imagem do padre, de braços abertos, frente ao portão. Ao contrário do imaginado, não era uma recepção fraterna. Foram todos barrados, ainda na entrada. Era um cemitério para católicos, alegou o padre. O enterro ficaria condicionado à conversão de toda a família Prohmann, alemã de coxas brancas, ao catolicismo. A negativa, foi unânime. Foi quando o padre, então, com uma intenção conciliatória, sugeriu o enterro "extra muros". A sepultura seria aberta ali mesmo, mas do lado de fora do "campo santo". Quando o cemitério fosse ampliado, argumentava o padre, no futuro, o túmulo protestante poderia também ser abarcado. Mas enterrá-lo ali não. Os Prohmannm indignados com as sugestões propostas, retornam às Mercês para outra noite de velório. O frio curitibano ajudava na conservação do corpo. Era o dia 22 de agosto quando parentes e amigos do morto elegeram uma colina, lá para os Altos da Glória, para enterrar o cadáver. A sepultura estaria rodeada de palmeiras, aroeiras e arbustos. Um túmulo solitário, cercado de vegetação nativa. A notícia correu a cidade. O alemão tinha sido enterrado fora do cemitério. Ao saber do ocorrido, o prefeito Carl Augusto Stellfeld desapropriou uma área em torno da sepultura e doou-a à Comunidade Evangélica Luterana. Foi assim que nasceu o Cemitério Protestante de Curitiba." (Autor: Renato Emílio Coimbra. Texto final: jornalista Luiz Henrique Weber)
BillionGraves.com
Cemitério Luterano de Curitiba, Created by JamesAnderson, Curitiba, Curitiba, Parana, Brazil